terça-feira, 30 de outubro de 2007

Socorro!!!!

Professores e tutores,não estou conseguindo postar meu inventario,pois o rooda não está abrindo,está dizendo que a página não está autorizada!!!!!! Já é 00:55 e não sei mais o que fazer.Estou preocupada pois a data para postar era até 29.10 e agora é 30.10 devido ao horário. Obrigada pela compreensão.

Consegui!!!!!!!!!!Depois de várias tentativas e insistencia deu certo!!! Isso ocorre direto com o meu rooda,gostaria de dizer que a Melissa e a Simone estão sabendo deste problema pois várias vezes ocorre isso comigo! 1:50hr(não é 13:50 ok?!)

sábado, 27 de outubro de 2007

Releitura

Confesso que eu não sabia muito a respeito de releitura, achava que era uma cópia, e apartir das aulas de artes visuais pude entender que a releitura é a compreensão da obra, aquilo que entendemos dela, o que pensamos que o artista se propôs ao fazer a obra, gostei e estou aprendendo muito com essa interdisciplina.
Releitura do quadro "as meninas"
Quando imaginei o que Diego Velazquéz estava pintando em seu quadro, retratei a Infanta Margarida ,com cinco anos de idade, que ocupa a parte central do quadro olhando-se no espelho, pois este aparece como um elemento misterioso na pintura. Aparece como algo incerto, é ou não é.Seu semblante me leva a crer que ela estava admirando, sua imagem refletida em um espelho e que Velásquez estaria distante da tela por estar admirando e analisando seu trabalho e que ao se ver nesse imenso espelho teria a idéia de se auto-retratar
trabalhando. Junto com ela ,seu animal de estimação ,o cachorro.

Filme: Doze homens e uma sentença

Através do filme “Doze Homens e Uma Sentença” pude perceber bem a diferença entre evidências e argumentação, e a importância das mesmas.
Achei o filme muito interessante,apesar de ser preto e branco, pois retrata bem evidência e argumentação.Fez-me refletir bem sobre o primeiro olhar, a primeira impressão que temos sobre algo ou alguém. Mostra a importância de olharmos e pensarmos minuciosamente e criticamente as evidências em questão.
No filme uma evidência questionada por um dos atores que me chamou atenção foi o momento em que afirmaram que o rapaz (filho) era culpado pelo assassinato do pai pelo fato de ter comprado uma faca não comercializada facilmente naquele lugar, a faca encontrada com o corpo do pai do rapaz (a arma do crime).E a argumentação foi quando o outro ator questionou que até poderia não ser comercializada facilmente, pois era contra lei, mas que não era impossível ter outra faca igual à arma do crime, pois ele mesmo havia comprado uma em uma esquina qualquer, mostrando a todos a semelhança entre as facas.

A importância da leitura



"Livros não mudam o mundo,quem muda o mundo são as pessoas.Os livros só mudam as pessoas." Mario Quintana
A leitura contribui de forma decisiva para preencher as lacunas na formação do ser humano. Hoje, percebo o quanto já cresci, e posso mudar a cada dia minha maneira de ensinar explorando cada vez mais a leitura de forma prazerosa.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Os sonhos de cada um...

Adorei o comentário que a Rossana(monitora) fez a respeito de nossos sonhos(publicado no Fórum sonhos).Ela descreveu em poucas palavras,mas com o mesmo propósito: Todos nós temos sonhos,independente de quais são,queremos realiza-los com grande intensidade!!!!

Colegas (professoras, alunas e aluno)! A cada nova leitura pude perceber que estou sonhando acordada. A oportunidade de poder trabalhar na UFRGS (mesmo sendo bolsista), compartilhar experiências com pessoas tão diversas e ao mesmo tempo com tantos sonhos parecidos, descobrir novas ferramentas de ensino-aprendizagem (blogs, pbwikis, video-conferências), são sonhos que até o início deste ano parciam impossíveis, inatingíveis. Algumas de nós sonham em poder ajudar os outros a tornar seus sonhos realidade ( Claucia, Luciane, Ana Maria, Isabel Machado ), outras sonham em se formar (Maria Lúcia, Márcia Aparecida, Maria Bernadete, Elci, Silvia Keller, Susana), muitas concordam que o importante é ter sonhos (Cristiane, Rosângela, Maria de Lourdes Guedes, Liria, Stella Maris, Ana Adália), algumas já conseguiram realizar muitos dos seus sonhos (Simone Scharlau, Suzan, Janete). Eu também acredito que devemos ter sempre um sonho em nossa mente, mesmo que este sonho pareça difícil de se atingir (como no caso da Zilá que sonha com um mundo repleto de solidariedade, respeito, fraternidade). Perceberam o quanto nossos sonhos se entrelaçam? Vamos continuar sonhando, brincando, vivendo, compartilhando, descobrindo, imaginando... Beijos, Rossana.

Prática na sala de aula


Aproximando-se da feira do livro na minha escola,convidei as crianças para elaborarem um livro onde eles seriam os autores de suas próprias histórias.Cada dia, um colega escolheu um livro da biblioteca , e o levou para casa , e junto com seus familiares fez a leitura do mesmo. No dia seguinte, teve o compromisso de lê-lo em sala de aula para seus colegas. Foi uma experiência maravilhosa, pude perceber o quanto são inteligentes, criativos, prestativos e responsáveis. Juntos conseguimos perceber o quanto é prazeroso fazermos aquilo que gostamos. Conseguimos também alcançar nossos objetivos quanto à leitura. De início, pensei que algumas crianças não iriam gostar, por serem tímidas, e não praticar esta experiência diariamente. Por isso, deixei que cada uma se sentisse livre para escolher o livro e o dia da apresentação.
Após todos contarem suas histórias, fomos para a montagem do livrinho, usando sua imaginação, sua criatividade, utilizando desenhos, recortes, colagens e até dobraduras.
Na capa escreveram seus nomes como autores. Assim formaram os seus livros ,e estão exposto na nossa feira.

Senti nas crianças ao fazerem esta atividade, o quanto gostam de histórias, e como se sentem importantes desenvolvendo essas atividades, se colocando no lugar de certos personagens, e como autores.

O mundo mágico da leitura


A literatura inicia-se muito antes do período da alfabetização, no momento que o educando passa a compreender o significado potencial de mensagens registradas, quando ela ouve as histórias contadas pelos seus familiares. Através da leitura, a criança desenvolve suas capacidades criativas.
Sabemos o quanto é importante e fundamental para o desenvolvimento de qualquer criança o contato com o mundo mágico da literatura. Isso porque, acreditamos que a leitura é capaz de "transportar" a criança para os mais variados lugares, mexendo com sua fantasia e com seus sonhos, dando "um ar" mais colorido à sua vida.
Hoje, na minha prática em sala de aula, percebo a importância das crianças ouvirem uma história, pois muitas delas não tem acesso à leitura, somente através da escola. Por isso, acho fundamental estimulá-las para que desenvolvam o gosto de ler, ouvir,imaginar e contar, tornando-se um hábito, para que ao deixarem a escola, continuem lendo.

Argumentos e evidências

Um argumento é um conjunto de enunciados -- mas não um conjunto qualquer de enunciados. Para construirmos um conceito precisamos argumentar, refletir e buscar novas linhas, ampliando nosso pensamento e modificando questões já existentes. Num argumento os enunciados têm que ter uma certa relação entre si e é necessário que um deles seja apresentado como uma tese, ou uma conclusão, e os demais como justificativa da tese, ou premissas para a conclusão. Normalmente argumentos são utilizados para provar ou disprovar algum enunciado ou para convencer alguém da verdade ou da falsidade de um enunciado.
Evidência: Cárater de objeto de conhecimento que não comporta nenhuma dúvida quanto à sua verdade ou falsidade. A evidência acompanha os diversos tipos de assentimento, ligando-se, contudo, de maneira mais completa, à certeza. No entanto, é algo incontestável, indiscutível, que não deixa dúvidas e não dá margens para discussão é o resultado final de uma análise.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Música na escola



Acredito que a música une as pessoas em qualquer circunstância. A vivência musical faz parte do dia-a-dia do ser humano e é muito salutar para o desenvolvimento de trabalhos grupais e que a aprendizagem musical abre portas para outras informações. Na escola ela é um excelente subsídio pois as crianças gostam, aprendem ritmo, entonação, musicalidade, melodias, vocabulário, se tornam mais fraternas umas com as outras.

Ludicidade e Educação



Percorrer os caminhos , linkar, pesquisar, ler, refletir, blogar, teclar, descobrir, superar , vencer obstáculos, são ações constantes durante este semestre no curso de Pedagogia. Isso tudo me faz perceber o quanto estava acomodada e também o quanto estou evoluindo .Visito vários blogs, pesquiso sobre educação, esporte, lazer, turismo, saúde, leio jornais on-line, faço pesquisas sobre temas curiosos que nunca havia pesquisado. Que bom que todas essas aprendizagens estão fazendo de mim uma professora mais reflexiva, mais atualizada e uma mulher mais forte, já que que supero muitas dificuldades para chegar até aqui.

“As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade ." (Vygotsky, 1998).


A brincadeira, o jogo, é uma atividade específica da infância, em que a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos.Brincando a criança (re)significa seu mundo – universo já simbólico, posto que o início da capacidade de significar está nas palavras, mas antes, na brincadeira. Enquanto brinca a criança, o jovem ou o adulto experimenta a possibilidade de reorganizar-se internamente, de forma constante, pulsante, atuante e perene. É brincando que a criança vai interiorizando o mundo que a cerca, na troca com o outro, vai se constituindo SUJEITO.

Essa é uma atividade social, com contexto cultural e social. É uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Artes Visuais

Confesso estar adorando trabalhar a disciplina Artes Visuais,a cada dia percebo o quanto é preciso buscar qualificação teórica para aplicarmos a nossa prática cotidiana. A leitura dos textos sobre proposta triangular,multiculturismo e cultura visual ampliou meus conhecimentos e abriu novos horizontes. Achei interessante postar um breve resumo sobre a metodologia triangular de Ana Mae Barbosa que propõe os seguintes tópicos:
CONHECER ARTE (história da arte) possibilita o entendimento de que arte se dá num contexto, tempo e espaço onde se situam as obras de arte.
APRECIAR ARTE (análise da obra de arte) desenvolve a habilidade de ver e descobrir as qualidades da obra de arte e do mundo visual que cerca o apreciador. A partir da apreciação educa-se o senso estético e o aluno pode julgar com objetividade a qualidade das imagens. FAZER ARTE (fazer artístico) desenvolve a criação de imagens expressivas. Os alunos conscientizam-se das suas capacidades de elaborar imagens, experimentando os recursos da linguagem, as técnicas existentes e a invenção de outras formas de trabalhar a sua expressão criadora.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Parabéns atrasado colegas professores!!!



Professor

Ser educador é ser artista.Fazer do aprendizado um ponto de vista.Mesmo sem receber os aplausos que as vezes necessitaQuisera os alunos e o mundo saberem o que se passa no coração.Disse ser que a cada dia não colhe os verdadeiros méritos da profissão.Nem mesmo a sociedade lhe dá o real valor.Mas é inegável que todo mundo um dia já precisou de um professor.E se existe o plural da palavra profissão é porque ele colaborou.Há educadores que são muito mais que mediadores de conhecimento.São verdadeiros símbolos do ensinamento.Do que é certo e errado da reflexão e da razão dos estímulos do pensamento.Parabéns pelo nosso dia, Dia do Professor.

Mais um passo...atrasado mas foi

Muitas horas de estudo, medo, angústia, mas também muita fé, esperança e confiança na minha capacidade de vencer mais este obstáculo. Além disso,posso contar com o meu ou meu apoio,rsrsrsrsrsrs. Nossa,que sacrifício para entrar no meu rooda hoje,ele não está abrindo direito,informa que a página não está autorizada para abrir,mas, depois de várias tentativas consegui. Hoje não fui trabalhar para colocar minhas atividades do PEAD em dia.Espero que o diretor jamais leia isso.
Sinto -me uma guerreira cada vez que coloco em dia meus trabalhos. Hoje estou me sentindo assim.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Atividade em dia

Hoje consegui colocar mais algumas atividades em dia,mas meu computador anda meio fora da casinha.Do nada ele reinicia sozinho.Cada vez que o técnico vem,como neste caso,hoje,agora,o computador funciona normal.Mas não escapo de ter que pagar a visita do técnico,já acabei com o meu cofrinho...rsrsrsrsrsr

Meu pc tá doido...

Não estou conseguindo abrir o rooda no meu pc,já instalei tudo o que tinha de instalar e continuo com problemas.