segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Ludicidade e Educação



Percorrer os caminhos , linkar, pesquisar, ler, refletir, blogar, teclar, descobrir, superar , vencer obstáculos, são ações constantes durante este semestre no curso de Pedagogia. Isso tudo me faz perceber o quanto estava acomodada e também o quanto estou evoluindo .Visito vários blogs, pesquiso sobre educação, esporte, lazer, turismo, saúde, leio jornais on-line, faço pesquisas sobre temas curiosos que nunca havia pesquisado. Que bom que todas essas aprendizagens estão fazendo de mim uma professora mais reflexiva, mais atualizada e uma mulher mais forte, já que que supero muitas dificuldades para chegar até aqui.

“As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade ." (Vygotsky, 1998).


A brincadeira, o jogo, é uma atividade específica da infância, em que a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos.Brincando a criança (re)significa seu mundo – universo já simbólico, posto que o início da capacidade de significar está nas palavras, mas antes, na brincadeira. Enquanto brinca a criança, o jovem ou o adulto experimenta a possibilidade de reorganizar-se internamente, de forma constante, pulsante, atuante e perene. É brincando que a criança vai interiorizando o mundo que a cerca, na troca com o outro, vai se constituindo SUJEITO.

Essa é uma atividade social, com contexto cultural e social. É uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.

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