O que de fato vem se fazendo para incluir pessoas com necessidades especiais na sociedade?Estudos são realizados desde o século XVIII, no Brasil a constituição de 1988 garante direitos. Dentro das escolas o que se vê é um depósito de crianças, de uma maneira geral. As crianças contam, na verdade, com a boa vontade dos profissionais da educação. Todos que integram a escola, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, funcionários... colaboram e se empenham para o bom andamento das atividades e para que os alunos se sintam em um ambiente acolhedor. Às vezes, por ignorância, os alunos de inclusão são vistos com piedade. Todos que trabalham com pessoas com necessidades especiais precisam de qualificação e conhecer um pouco mais sobre o assunto. A piedade soa como falta de credibilidade na capacidade. Nenhuma pessoa deve sentir-se incapaz ou que outra não acredite na sua capacidade de aprender e evoluir. As pessoas com necessidades especiais, mais que as outras, terá que encontrar coragem e força para ultrapassar as adversidades que encontrar em seu caminho. Nós, profissionais da educação que acreditamos na evolução do ser, devemos lutar para que a inclusão aconteça de fato e com a dignidade que todos merecemos, não apenas para constar em relatórios, se queremos realmente ser transformadores desta sociedade.
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