segunda-feira, 6 de abril de 2009

Construção do conhecimento para PIAGET


A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodaçao e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilibrio é, então, alcançado.
Para a epistemologia genética a ação é promotora de aprendizagem. Piaget acreditava que a aprendizagem acontece a partir da ação do sujeito, sendo que essa ação pode ser física ou mental.
Tenho como exemplo de aprendizagem o projeto abaixo.
PROJETO FELICIDADE

Público Alvo: 4ª série.

Idéia Central: Nos tempos atuais, com o corre-corre do dia-a-dia, muitas pessoas esquecem da verdadeira felicidade. Aquela encontrada quase sempre próxima a nós, nas pequenas coisas. Basta olhar com cuidado e atenção, que com certeza a encontrará numa música, num quadro, num sorriso, na natureza, na família, dentro de nós mesmos.

Objetivo Geral: Desenvolver a observação e percepção visual, memorização, atenção, criação de ritmos e criatividade artística.

Objetivos Específicos:
- Promover relações entre o texto (letra da música) e a melodia.
- Identificar os parâmetros do som.
- Observar, criar, apreciar e improvisar ritmos musicais diferentes.
- Possibilitar a criação expressiva, criatividade e sensibilidade.
- Possibilitar uma reflexão crítica em busca de uma construção do conceito Felicidade.
- Despertar o sensível através de representação corporal.
- Montar quebra-cabeça e fazer uma leitura oral da imagem.

Áreas Envolvidas: Música, artes visuais e língua portuguesa.

Nenhum comentário: