* Pedagogia diretiva: "pedagogia conteudista". Consiste numa pedagogia centrada no professor, (ele é que tem o saber, o aluno nada sabe), cabe a ele a transmissão do conhecimento, na sala de aula que o professor fica a frente dos alunos aguarda o silêncio, mesas enfileiradas, para que não haja conversas. O professor fala, o aluno escuta, ele trás assuntos de seu próprio interesse, o aluno precisa prontamente executá-las. Este professor acredita que agir desta forma pode transmitir o conhecimento e que o aluno seja uma tabula rasa, não somente quando nasceu como ser humano, mas frente a cada novo conteúdo que esta no currículo. É uma aula pouco atrativa e chata. Esta pedagogia é o que chamamos de tradicional o professor fala e os alunos escutam. Ele é o que transmite o conhecimento, o aluno nada tem a contribuir, é o professor que possui o saber. A epistemologia que fundamenta esta postura pedagógica é empirista.
* Pedagogia não- diretiva: O professor é um auxiliador do aluno. O aluno já trás o saber que ele precisa, o aluno precisa apenar organizar esse conhecimento. O professor deve interferir o mínimo possível. Qualquer ação que o aluno decida fazer é a priori, boa, instrutiva. A epistemologia que fundamenta esta metodologia pedagógica é apriorista.
*Pedagogia relacional: O aluno só aprenderá alguma coisa, isto é, construirá algum conhecimento novo, se ele agir e problematizar a sua ação. O professor construtivista não acredita no ensino, em seu sentido convencional ou tradicional, pois não acredita que um conhecimento (estrutura) possam transitar, por força do ensino, da cabeça do professor para a cabeça do aluno. O aluno age (assimila) sobre o assunto que o professor presumiu ser importante para a aprendizagem, problematiza, tenta responder a estas problematizações (acomodação) gerando, assim, uma reflexão em cima da reflexão. A epistemologia que fundamenta esta postura pedagógica é o construtivismo.
Bibliografia
BECKER, Fernando. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. In: Educação e construção do conhecimento. Porto Alegra: ARTMED, 2001
Conforme a leitura do texto “Modelos pedagógicos e epistemológicos de Fernando Becker”, existem três formas de representar o ensino/aprendizagem escolar: a pedagogia diretiva, a pedagogia não diretiva e a pedagogia relacional.
O que mais relacionei com minhas respostas foi a pedagogia relacional: Nela o professor tem a função de estimulador, possibilitando aos alunos problematizar as ações de cada conhecimento novo que traz para a sala, busca sempre uma aprendizagem significativa para o aluno, trazendo-lhe atividades que dizem respeito ao seu cotidiano. Acredita que o aluno pode além de aprender, também ensinar, o mesmo acontecendo com o professor.
O que mais relacionei com minhas respostas foi a pedagogia relacional: Nela o professor tem a função de estimulador, possibilitando aos alunos problematizar as ações de cada conhecimento novo que traz para a sala, busca sempre uma aprendizagem significativa para o aluno, trazendo-lhe atividades que dizem respeito ao seu cotidiano. Acredita que o aluno pode além de aprender, também ensinar, o mesmo acontecendo com o professor.
3 comentários:
Oi Luciane :-)
Chegastes a pensar sobre a questão que te coloquei na postagem do dia 08/04?
Beijinhos
Melissa
Sim Melissa, pensei tanto e fiquei tão magoada e confusa ao mesmo tempo, que resolvi ainda não lhe responder. Não quero escrever nada de cabeça quente, sem antes refletir.
Oh Luciane :-(
A intenção não era te magoar ou ofender...
Juro!
Fiz o mesmo comentário para outras alunas do pólo. O intuito é debater... Verificar a posição e opinião de vcs.
Não fica braba :-)
Beijinhos
Melissa
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