segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Teoria Piaget

As atividades lúdicas vêm cada vez mais sendo realizadas nas séries iniciais,porque elas permitem aos alunos uma aprendizagem mais prazerosa.Através de jogos e brincadeiras os alunos se socializam melhor e adquirem coordenação e atenção.
Sempre achei que uma atividade deveria ter um fim, um objetivo definido e vi que somente brincar por brincar faz muito bem à criança. Compreendo a cada dia, que dar aula não é somente escrever no quadro, Diversão e alegria também é aula e é muito gostoso!!!A brincadeira é a atividade que faz parte do cotidiano de qualquer criança, independente do local onde se vive, dos recursos disponíveis, do grupo social e da cultura da qual faça parte, todas as crianças brincam.De acordo com Piaget , ao longo do desenvolvimento da criança ocorrem três formas de jogos:De exercícios: são apenas exercícios que implicam no próprio prazer e funcionamento dos gestos ;
Simbólicos: surge na criança a partir do segundo ano de vida juntamente com o aparecimento da linguagem e da representação, quando a criança começa a substituir um objeto ausente por outro. A função do jogo simbólico para a criança consiste em assimilar a realidade, ou seja, através da situação imaginária a criança realiza sonhos, revela conflitos e se auto-expressa, reproduzindo diversos papéis, imitando situações da vida real;
Jogos de regras: a criança perde progressivamente o egocentrismo inicial que vai sendo substituído por um cooperativismo, tornando sua atividade mais socializada. Para Piaget[...] os jogos de regras são jogos de combinações sensório-motoras (corridas, jogos de bola de gude ou com bolas etc.) ou intelectuais (cartas, xadrez etc.), com competição dos indivíduos (sem o que a regra seria inútil) e regulamentados quer por um código transmitido de gerações .

Nenhum comentário: