quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Como é bom brincar!!!

Ao assistir a entrevista com a Profª.Tânia Fortuna, percebi sobre a importância do lúdico em nossas vidas,a professora deixa de forma muito clara e óbvia,que brincar não é deixar de ser sério,mas ao contrário,ao brincarmos estamos conectados com o mundo e conosco.
Agimos de acordo com o meio que nos cerca, na infância o brincar é prazeroso, quando adultos, deveríamos encontrar no trabalho o prazer que o brincar nos oferece, pois ambos, brincar e trabalhar, quando interligados, proporcionam um melhor desempenho profissional.
As colocações da professora durante a entrevista foram significativa, de uma linguagem simples, acessível e de fácil compreensão, mas o que mais me chamou a atenção foram as informações a respeito da evolução de alguns brinquedos, em especial a origem do ursinho de pelúcia, deixando claro que podemos relacionar o lúdico com outras disciplinas do currículo escolar.
Ficou muito claro para mim,quando ela coloca que a atividade lúdica é uma importante forma de transformação social,pois através de brincadeiras e jogos,estamos promovendo de um modo geral as inclusões,que é uma das condições básicas para que se mude a face deste nosso mundo tão complicado e ao mesmo tempo tão fácil de ser entendido,basta que nós ,enquanto professores,saibamos reconstruir nossa própria história escolar e talvez reaprender a gostar de ensinar.

O dividir e o aprender a brincar junto é um grande desafio para as nossas pequenas crianças. Porém, aproveitamos este e outros momentos para fazer o grande exercício de troca e de amizade. Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, essas atividades ajudam a construir o conhecimento, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e inclusive sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites.

Nenhum comentário: