Sala de aula é um lugar de brincar se o professor consegue conciliar os objetivos pedagógicos com os desejos do aluno. Para isso é necessário encontrar equilíbrio sempre móvel entre o cumprimento de suas funções pedagógicas e contribuir para o desenvolvimento da subjetividade, para a construção do ser humano autônomo e criativo. Credita ao aluno, isto é, 'a sua ação, à parte de responsabilidade no desenvolvimento.
Trabalhando com o Pequeno Engenheiro ( peças de madeira para construção de casas,prédios,muros etc) a criança desenvolve o pensamento lógico, a imaginação e a criatividade enquanto constrói casas e castelos de madeira, estimulando a coordenação motora, a percepção visual, a concentração e exercitam o convívio social.
Trabalhando com o Pequeno Engenheiro ( peças de madeira para construção de casas,prédios,muros etc) a criança desenvolve o pensamento lógico, a imaginação e a criatividade enquanto constrói casas e castelos de madeira, estimulando a coordenação motora, a percepção visual, a concentração e exercitam o convívio social.
Registro aqui uma atividade maravilhosa para trabalhar com nossos alunos.
Caça ao tesouro, através de textos trabalhados.
Material: um tabuleiro, uma caixinha de fósforo com balas, um saquinho com figuras que representem objetos e personagens vistos no texto trabalhado,e 2 ou mais pinos ( pode ser tampinhas de creme dental),depende o número de participantes.
Desenvolvimento: Ao jogar, cada aluno sorteia uma figura e pronuncia em voz alta, separando as sílabas. O número de vezes que ele abrir a boca determinará o tanto de tampinhas que caminhará no tabuleiro, quem erra perde a vez.
Finalização : Ganha quem chegar ao fim da trilha e conquistar o \"tesouro\" escondido na caixinha de fósforos.
Comentários (objetivos): A brincadeira ajuda a expandir o vocabulário , treinar a pronuncia oral e escrita,desenvolver o equilíbrio e ensinar a ordem numérica, pois a criança tem uma seqüência a seguir antes de chegar ao tesouro
Nenhum comentário:
Postar um comentário