quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Improvisando teatro

Em uma aula de teatro há exercícios de improvisação, que envolvem o uso do corpo, como consciência corporal ou movimento expressivo. Todas as situações estão explícito o propósito de instituir por um espaço de tempo, uma vida irreal, produzir outra realidade, assumir outra personalidade (Spolin), assumindo gestos e movimentos que não são do seu cotidiano.
O evento teatral é o encontro de alguém que assume um papel e comunica algo e outro que aceita e assiste (Guinsburg ), aponta a existência do texto como elemento fundamental para constituir um ato teatral.
O texto é um conjunto de elementos aos quais é atribuído um significa. Texto é todo elemento passível de leitura: palavras, gestos, a música, a intenção da fala, os códigos etc.
Um evento teatral necessita das seguintes condições: o uso do texto, o personagem e a presença da platéia.
Os estudantes expressam através de seus gestos e ações o seu modo de vida, reproduzindo nos mínimos detalhes as escolhas de formas como elaborar sua expressão artística.
Este curso realmente está fazendo eu mudar meus conceitos e acreditar mais nas capacidades de meus alunos e nas minhas próprias. Que bom podermos nos sentir inacabados e nos dar o direito de aprender, viver, sonhar e transgredir...Reescrevendo a história do Chapeuzinho Vermelho os alunos criaram diálogos improvisados, deram sugestões, interagiram uns com os outros, tornando nossas aulas muito divertida.

Nenhum comentário: