sábado, 22 de novembro de 2008

Relacionamentos Amorosos na 3ª Idade


No projeto de psicologia trabalhamos os relacionamentos amorosos na 3ª idade , nosso grupo chegou a conclusão que o amor se constitui num processo que acompanha o ser humano desde a sua concepção, mas a sua compreensão depende das relações que mantém com os outros e, conseqüentemente, das experiências que a pessoa pode ter frente ao fenômeno. O processo do amor pode favorecer a evolução particular no ser humano, entretanto é lento e gradual. Compreende uma série de aprendizados, ações e interpretações para a sua dotação de sentido que, invariavelmente, outros seres humanos constroem conjuntamente.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Reflexão Projeto Aprendizagem

Possibilidades de Aprendizagem
O PA possibilitou a interação entre os componentes, há maior capacidade em aceitar as perspectivas e idéias dos colegas tornando assim um trabalho cooperativo e colaborativo formando uma rede de novos conhecimentos.Trabalhar em grupo acrescentou muito para minha aprendizagem, pois foi uma grande soma de conhecimentos, dúvidas e certezas para chegar ao objetivo almejado. Aprendi bastante no decorrer deste projeto, pesquisando, estudando individualmente sobre os temas, ou mesmo através da interação/colaboração dos colegas.
A execução do projeto de aprendizagem foi muito proveitosa porque fez com que tivéssemos um ponto de partida para a execução de outros projetos, foi a partir do PA que realizei um trabalho na disciplina de psicologia “ Projeto Relacionamentos Amorosos na 3ª Idade”.Acredito que os conhecimentos somam-se ‘a medida em que o grupo interage.
Dificuldades Encontradas
A maior dificuldade encontrada no inicio foi trabalhar em grupo ‘a distância, nem sempre todas se conectavam ao mesmo tempo. Ficava preocupada, pois, o grupo depende de você também e quando não conseguíamos interagir ficava difícil.
Tínhamos de ir em busca das informações sobre o tema escolhido e ao mesmo tempo encontrar maneiras de compartilharmos com os demais membros do grupo. Após alguns desentendimentos e conflitos, conseguimos avançar o trabalho e o grupo foi interagindo e participando de maneira ativa.
Vantagens desta metodologia sobre outras estratégias usadas por você na sua prática de sala de aula;
Quando trabalhamos outras estratégias, devemos estar voltado para melhorar o aprendizado dos alunos; por isso, nós, professores, devemos ter algum domínio das disciplinas e dos procedimentos que envolvem as áreas de conhecimento tratadas.O professor torna-se o facilitador produzindo atividades novas,exigindo envolvimento dos alunos,conscientizando os alunos do seu processo de aprendizagem. Falo isso por experiência com meus alunos de 5ª série, leciono português e trabalho o meio ambiente juntamente com outros professores permitindo a interdisciplinaridade de forma mais flexível.

domingo, 9 de novembro de 2008

PPP e REGIMENTO ESCOLAR

O Projeto Político-Pedagógico é o fruto da interação entre os objetivos e prioridades estabelecidos pela coletividade, que estabelece, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade. É, antes de tudo, um trabalho que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo: professores, equipe técnica, alunos, seus pais e a comunidade como um todo.
O Regimento Escolar é um instrumento legal que formaliza e reconhece as relações dos sujeitos envolvidos no processo educativo, define a natureza da escola, sua estrutura organizacional e as normas que regulam seu funcionamento, e terá, como anexos, o currículo adotado e a ata de sua aprovação pela Congregação de Professores.
CONCLUSÃO

Tanto o Projeto Político Pedagógico quanto o Regimento Escolar, são instrumentos da Gestão Escolar sendo extremamente importantes para a construção de uma escola mais democrática e que está em permanente processo de transformação, reflexão e discussão.
Mudar, avançar, aperfeiçoar, recriar, aí reside o imperativo maior de nosso tempo e a esse desafio estão voltados e agregados os esforços dos homens compromissados em contribuir na construção de seu mundo. Acima de tudo, está a relação professor-aluno. Esta relação é fundamental em todos os níveis e modalidades de ensino. Através dela o aluno pode ser motivado a construir seu conhecimento.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Relacionamentos Amorosos na 3ª Idade




As pessoas da terceira idade nos dias atuais querem é se divertir, freqüentam as academias com profissionais especializados, lotam os salões de beleza, estão presentes nos clubes e não dispensam uma noitada .

Esses relacionamentos amorosos são tão intensos como os vividos em outras fases da vida e vem recheados com toda carga emocional comum a qualquer namoro, e não raramente viram o mundo do idoso de cabeça para baixo.
O novo namoro reintroduz o idoso a uma vida sexual ativa. A busca por uma velhice digna e feliz é uma decisão, é o diferencial que cada um imprime na direção da própria vida e faz com que ela valha a pena. O namoro como parte importante de qualquer fase da vida adulta não deve ficar de fora da vida dos idosos.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Complemento APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA

Quando refiro-me que o professor deve estar conectado a novas transformações,modificando sua postura,vindo a ser instigador e incentivador de novas descobertas, cito como exemplo a escola onde leciono ( no período noturno) , pois tenho alunos do ensino médio que variam muito a idade . Tenho alunos na 7ª e 8ª série com idade superior a 30 anos ; trabalham durante o dia e 'a noite, vão para escola em busca de novos conhecimentos , ou até mesmo resgatar o que aprenderam anteriormente e hoje já não lembram mais,pois, muitos pararam ou desistiram de estudar muito cedo,prevalecendo muitas vezes o trabalho como fonte de sobrevivência deixando os estudos para depois. O importante de tudo isso é que , quando retornam para sala de aula,já amadurecidos ,vem com muita vontade de aprender. Por isso a importância de incentiva-los com atividades diferenciadas despertando o interesse a cada dia que passa.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Complemento Gestão Democrática

Atualmente a escola onde leciono possui em seu quadro funcional 47 professores e 7 funcionários; atendendo 1.140 alunos distribuídos nos turnos manhã, tarde e noite ,desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
A escola tem como filosofia: Educar para a vida, visando a construção de uma pessoa digna o consciente de seu papel na sociedade em que vive,através da participação solidária e comprometida consigo e com o grupo buscando a satisfação das necessidades e anseios individuais e coletivos;sujeito e agente construtor e transformador da história. A escola mantém parceria com a FACCAT, entidade que proporciona aos alunos de 1º à 4º séries do Ensino Fundamental,aulas de reforço escolar no turno inverso às aulas.
Durante muito tempo a educação brasileira caminhou sobre os trilhos da gestão patrimonialista, onde o administrador ou gestor decidia tudo, sem ser questionado ou fiscalizado.
Na escola onde leciono , vigora o processo democrático,todos os envolvidos no cotidiano escolar participam (direção, professores,funcionários ,alunos e comunidade) .
Faço parte do conselho escolar, percebo que os demais membros além dos professores , alunos e comunidade escolar estamos sempre interagindo pela nossa escola. Prevalecendo a busca pelo trabalho em equipe, a união, o respeito, a motivação e a criação.

Aprendizagem na Vida Adulta

A educação do adulto acontece a partir do momento em que interage com outros,e por conseqüência no tocante a educação, aprendizagem e cultura formal,o processo vem ser o mesmo,por esse motivo,o professor deve estar conectado a essas transformações,modificando sua postura,vindo a ser então mediador,instigador,incentivador de novas descobertas e ter ciência de que nem sempre o aluno mesmo sendo adulto acompanhará seu raciocínio ou linha de pensamento.
Tornar-se adulto é ter a capacidade e oportunidade de refletir sobre sua vida tendo o poder de fazer novas escolhas,ou não.

sábado, 27 de setembro de 2008

Projeto de Aprendizagens - Mapa Conceitual


GRUPO 11
Nosso primeiro mapa conceitual do Projeto Aprendizagem, foi complicado ,mas muito interessante de fazer.
O P.A oportuniza as novas forma de ensinar e aprender.As informações, o conhecimento e o saber são tecidos através das interações e trocas que os Projetos de Aprendizagem viabilizam.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Gestão Democrática

A Constituição brasileira de 1988 incorpora no capítulo sobre Educação a Gestão Democrática como princípio do ensino público na forma da lei, que veio institucionalizar práticas que já vinham ocorrendo em vários sistemas de ensino estaduais e municipais.
A gestão democrática do ensino foi reivindicação de entidades educacionais em defesa da democratização da educação pública, indo além da escola para todos. Não basta uma escola para todos, essa escola tem que ser democrática de fato, com uma administração participativa. Conquistou-se uma gestão democrática na forma da lei e da legislação dos sistemas de ensino, o que amplia o ordenamento constitucional, e ficou determinado que as normas de gestão democrática atendam a peculiaridades locais e os princípios de participação dos profissionais na elaboração do projeto pedagógico da escola pelos conselhos escolares, formados pela comunidade escolar.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Democracia participativa...

“A democracia participativa , é aquela em que os cidadãos, ao sentirem-se fazendo parte de uma nação ou grupo social , têm parte real na sua condução e por isso tomam parte na infindável construção de uma nova sociedade da qual se sentem parte.’’ Bordenave (1994)

Trabalhando Organização e Gestão da Educação

A educação escolar tem como direito da cidadania e dever do Estado e da sociedade no contexto atual brasileiro e em perspectiva histórica.
A organização da educação nacional: estrutura dos níveis de ensino; estrutura dos sistemas de ensino; competências das esferas de governo para com a educação; instâncias de acompanhamento e de controle público. As políticas públicas, seus fundamentos, orientação e planos de ação do governo como instrumentos de possibilidades para a garantia de acesso e permanência na educação escolar: financiamento; valorização do magistério; políticas curriculares de avaliação, dentre outras políticas e programas.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Projeto Aprendizagem

( Fátima,Luciane,Suzan,Ana Carla ) Ainda falta uma integrante,a Indianara )
O Projeto Aprendizagem vem proporcionando a possibilidade de construir o saber através de nossas próprias curiosidades e interesses, interagindo com perguntas e respostas baseando-se no conjunto de idéias, questionamentos, e avaliação dos questionamentos, bem como de suas respostas. Nosso grupo está interagido.Trabalhar em equipe é um exercício de comunicação, paciência e...permissão. Permissão para que as pessoas encontrem seus espaços para propor e testar novas idéias.

domingo, 31 de agosto de 2008

Teoria de Erikson ( crise ou conflito )

Um dos conceitos fundamentais na teoria de Erikson é o de crise ou conflito que o indivíduo vive ao longo dos períodos por que vai passando, desde o nascimento até ao final da vida. Cada conflito tem de ser resolvido positiva ou negativamente pelo indivíduo.
Erikson considera a adolescência como a fase mais crítica do ciclo vital. Porém, a crise da identidade pode ocorrer em qualquer fase da vida do indivíduo, manifestando-se por sentimentos incomodativos que se evidenciam por um mal estar típico de quem “não se sente bem na sua pele”.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

O que é ser adulto afinal?



Refletindo sobre a primeira abordagem de Psicologia,o que parece ser tão fácil definir e explicar não é tão fácil assim não.Afinal o que é ser adulto?A resposta seria cronológicamente falando atingir os dezoito anos.
Acredito eu que,ser adulto é ter maturidade suficiente para enfrentar os desafios que a vida nos apresenta. É ser responsável pelos seus atos , assumir os erros e estar sempre disposto a aprender.Vejo como desafios do adulto,quando precisamos fazer algumas escolhas ,sito a inserção profissional e familiar .
A nossa educação é propriamente destinada a crianças, nossa pedagogia é ligada à construção do saber pensando na primeira fase da criança até a adolescência onde se presume que ele deixará a escola. Esquecemos que é na fase adulta que mais precisamos buscar o conhecimento e aprendizagem em si.
Quando temos uma vida com responsabilidades ,o adulto aprende melhor se a aprendizagem está relacionada coma sua vida e considera suas
experiências anteriores.

sábado, 9 de agosto de 2008

Refletindo sobre o planejamento do tempo!!!

Cada etapa da vida exige uma relativa ou total organização. Tinha o hábito de sobrecarregar-me com tarefas.Mas ,tendo consciência de que não estava dando conta dos meus afazeres(pessoal,profissional e estudantil) comecei a organizar me desde o semestre anterior .E agora,ao colocar na planilha a distribuição do meu tempo,não tive problemas pois,virou rotineiro essa organização.Consigo seguir minha rotina sem achar cansativo .Isso me deixa feliz pois,as atividades estão sendo cumpridas e os objetivos estão sendo alcançados.Tenho tempo para curtir a família,os amigos,planejar ,organizar meus estudos e até curtir um tempinho as vezes de “ pernas para o ar”,ou seja ,não fazer nada,rsrsrsrsrs.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Atividade Síntese Reflexão Workshop

Postagem 2
Que aprendizagens se consolidaram no preparo e realização do workshop?
Muitos dias com obstáculos diversos,outros mais tranqüilos,mas sempre com a certeza de que estamos no caminho correto. Ao realizar a preparação do workshop relacionando minhas aprendizagens, senti acontecer à interdisciplinaridade em todas as interdisciplinas propostas pelo eixo 4. Pude constatar isso em todas as propostas de trabalho solicitadas, confirmando essa interdisciplinaridade nas minhas aulas, pois tudo o que desenvolvi com meus alunos nesse primeiro semestre de 2008 puderam ser aproveitados nas atividades solicitadas nas interdisciplinas desse eixo. Tento transmitir aos alunos tudo o que venho aprendendo,de maneira mais confiante e feliz.

Atividade Síntese Reflexão 2008-2

Postagem 1
Que aprendizagens se consolidaram ao preparar a síntese-reflexão?
Através das disciplinas estudadas neste semestre pude contribuir para o desenvolvimento integral dos meus alunos e de seu pensamento ,levando-o à possibilidade de se situar no mundo de forma crítica e participativa,tendo o convívio com realidades diferentes (colegas,professores,funcionários...),tornando- se a sala de aula um espaço de vivências,troca de idéias,expressões,crenças e valores.Um espaço democrático onde o conhecimento seja construído coletivamente ,criando situações nas quais os alunos sintam se a vontade para expressar sentimentos,opiniões e pontos de vista. Destaco como aprendizagens significativas para a minha vida pessoal e profissional as aprendizagens de Estudos Sociais e Ciências. Foi bastante desafiador elaborar e realizar as atividades. Pude perceber o quanto um trabalho integrado proporciona rede de aprendizagens tanto para os alunos, quanto para nós professores, pois, as trocas que obtivemos no grupo fortaleceram e qualificaram o nosso fazer docente.

domingo, 22 de junho de 2008

A importância das disciplinas

Ensinar Estudos Sociais , é proporcionar aos alunos situações de aprendizagem através das quais eles poderão construir conhecimentos,formular hipóteses, experimentar e raciocinar sobre fatos, conceitos e procedimentos característicos da disciplina .Além disso, nós como educadores devemos possibilitar através deste ensino , que nosso aluno compreenda as relações entre nosso meio de convívio e a sociedade, fazendo com que ele perceba sua influência na produção e distribuição de diferentes conceitos e tecnologias.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Dificuldade


Olá pessoal,depois de muito tempo,retorno ao blog,porém estou com uma dificuldade enorme de postar minhas atividades no webfólio ,nem por email estou conseguindo mandá-las.


Trabalhando poesia com meus alunos,surgiu o projeto Meio ambiente-Meu meio,onde os alunos pesquizaram e colocaram em prática através de desenhos,interpretações e poesias a importância de preservar o lugar onde vivemos. Foi divertido e uma experiência maravilhosa pois trabalhamos dois assuntos de muita importância no nosso dia a dia,os alunos sentiram-se verdadeiros poetas ,soltaram a imaginação e a criatividade.

" Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexãoo ,dizia Paulo Freire "

sábado, 26 de abril de 2008

Brincando com a matemática!


Através da realização das atividades,leituras e pesquisa da Interdisciplina de Matemática,pude comprender melhor que quando proporcionamos aos nossos alunos atividades de situação-problema,devemos levá-los ao um ponto de partida para a construção da aprendizagem, para a reflexão e investigação de conceitos diferenciados.Como educadores devemos orientar de forma diversificada esta aprendizagem, pois a resolução de problemas não deve ser utilizada tão somente como controle avaliativo, se o aluno domina essa ou aquela técnica, esse ou aquele conceito.O que espera-se como educador é que através desta construção articulada com outros conceitos e disciplinas do curriculo escolar, o aluno possa vivenciar situações problemas matemáticas na escola e que estas possam ser úteis no seu cotidiano.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Tópicos Rio Grande do Sul

Nosso Estado do Rio Grande do Sul,é um dos lugares bem característicos,além dos aspectos físicos da terra em que vivemos,temos tradições que são importantes para nós.
Conhecer nossa terra,nossa gente,nossos costumes e nossa história é a forma de organizarmos o espaço em que vivemos.Destaco a seguir alguns tópicos importantes a serem estudados:
*O R.G.S é parte do Brasil,trabalhar paisagens,hidrografia,produção agrícola e pecuária;
*Formação histórica do R.G.S,nossos índios,Reduções Jesuíticas,Conflitos entre Portugueses e Espanhóis,Farroupilhas,o fim da escravidão e a Proclamação da República;
*A cultura e o Folclore do R.G.S,nossas danças,lendas e costumes;Organização do nosso Estado,meios de comunicação,nossos símbolos,nossa Capital,expressões gauchescas e nosso vocabulário.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Estudos Sociais...Relembrando...

Como complemento à atividade, recordo-me muito bem das aulas de Estudos Sociais da 4ª série do ensino fundamental. Tínhamos o obrigatório, porém caro, livro didático para consultar. Fazíamos diversificados trabalhos em grupo e atividades de aula, no livro pertinente. O mais gratificante e marcante, para minha pessoa, foi o momento em que a classe estudou os Sete Povos das Missões. Como complemento, as Missões foram visitadas “in loco”. A diversão intensificou a assimilação da matéria. O local é maravilhoso e rico, histórica e esteticamente, o que fez com que eu o tenha em minha memória até os dias atuais. Relevante também foi, principalmente para uma criança de 10 anos, o show de luzes e sons, que persiste até hoje. Inevitável também é a recordação do estudo relativo às 04 estações do ano. A realização de uma singela peça de teatro, onde confeccionei minhas próprias vestes cenográficas, representando a estação da Primavera, além de várias flores para serem fixadas nas roupas, também foi evento inesquecível, o que reforça a idéia de que, quaisquer atividades, em tese, extra-curriculares, mais notadamente as que exercitam os sentidos visuais e auditivos, acentuam em muito a capacidade de absorção memorial dos alunos.

sábado, 12 de abril de 2008

Construindo Conceitos...

Conhecer os costumes e as regras sociais permitem que nossas crianças possam estabelecer comparações e ampliar o seu repertório, através do conhecimento também de outras culturas e outros povos.
Estudos Sociais não é apenas a soma de duas ciências – a História e a Geografia -, mas a construção do conhecimento elaborada por todas as Ciência Sociais.
A importância do ensino desta disciplina na escola fundamenta-se no fato de que esta área fornece elementos para que a criança possa crescer socialmente, adquirindo capacidade de interpretar seu momento histórico, seu espaço geográfico e seu tempo cronológico dentro do processo evolutivo da humanidade.
Nossa prática em sala de aula deve contribuir para o desenvolvimento integral do aluno e de seu pensamento ,levando-o à possibilidade de se situar no mundo de forma crítica e participativa,tendo o convívio com realidades diferentes (colegas,professores,funcionários...),tornando- se a sala de aula um espaço de vivências,troca de idéias,expressões,crenças e valores.Um espaço democrático onde o conhecimento seja construído coletivamente ,criando situações nas quais os alunos sintam se a vontade para expressar sentimentos,opiniões e pontos de vista.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Reavaliando desenhos

Aluna aplicada!!!!

A cada dia ,estou mais aplicada ,pois, fiz novamente a Linha do Tempo da disciplina Tics (rsrsrsrsrsrsrs)sendo que seria apenas para as alunas novas.Mas valeu ,acabei reaprendendo sozinha e ensinando para a Ana Carla. Encontrei dificuldade para criar a página,mas depois para postar e inserir as imagens foi rapidinho!Acho até que ficou melhor do que a 1ª.

sábado, 5 de abril de 2008

Linha do Tempo

As transformações na área da informática foram demoradas e de uma luta constante,mas estão aí,cada vez com força maior.Acompanhando as transformações do país e como a própria educação,andando à passos lentos,crescendo na medida que se buscava transformações também na educação,década de 70.Hoje se tornou um dos maiores apoios na área da educação,tudo se busca na internet,e se encontra.Lembro quando surgiram na mídia os primeiros computadores,parecia algo futurista,tão distante...Só lamento que todas pessoas,principalmente alunos,não tenham acesso à este aliado que é o computador.

Brincando com a matemática

Se um aluno acredita que aprender matemática seja resolver muitos exercícios centrados em técnicas de cálculo, ao deparar-se com problemas que exijam pensamento mais abrangente, que não se relacionem diretamente com aquilo que ele pensa ser uma aula de matemática, sua reação é de repulsa, ou de aparente desinteresse.
Isso significa que os estímulos contínuos, positivos ou negativos, que o aluno recebe nas aulas de matemática ao longo da vida serão condicionantes de sua forma de pensar, de sentir e de querer aprender essa disciplina e pode se solidificar naquilo que chamamos de atitudes.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Aprendizagem Reflexivas 2007 - II



A apresentação oral é um momento de nervosismo e expectativas,além de ser integrador,pois, encontramos todos os colegas e tentamos de forma descontraida uma acalmar a outra.Quando comecei a preparar a apresentação oral das minhas aprendizagens, tive dificuldades em sintetizar as idéias principais,acha todas essenciais.Troquei idéias com algumas colegas e tutores e refiz meu trabalho novamente. Com isso aprendi que é preciso humildade, pedir ajuda e recomeçar ou refazer, se preciso for. Depois de pronto, meu trabalho ficou bem legal , pois, mostrava de forma sintetizada e alegre o que aprendi no decorrer do semestre.
Posso dizer que somos colaboradores da formação uns dos outros na medida em que compartilhamos nossos fazeres pedagógicos colocando estes ao conhecimento de todos.Consegui realizar minha apresentação dentro do tempo estipulado (10min), trazendo para todos , argumentos e evidências da minha prática educativa, transmitindo o conhecimento por mim adquirido com muita confiança.Agradeço o apoio e incentivo dos colegas,professores , tutores e minha família, pois, estão ao nosso lado sempre. É incrível,como a trajetória de cada professor influencia sua maneira de aprender e ensinar.
Destaco a importância da Interdisciplina do Seminário Integrador porque ela age como um elo para unificar as demais e com isso nos dá sustentação para seguirmos em nossa jornada.Muitos dias com obstáculos diversos,outros mais tranqüilos,mas sempre com a certeza de que estamos no caminho correto.
Buscando o aperfeiçoamento profissional e nos tornando pessoas mais receptíveis,compreensivas e com uma imensa vontade de vencer.

Aprendizagem Reflexiva I - 2007

O PEAD me proporcionou e proporciona cada vez mais uma reflexão sobre o papel do professor na construção do conhecimento e me faz admitir novas formas de leitura e abordagem e principalmente modificando meu olhar sobre o aluno que agora é muito mais autônomo e singular em suas leituras e em sua busca pelo conhecimento. Ao realizar a síntese do portfólio, constatei que as aprendizagens que obtive não ocorreram somente no eixo III, mas, sim desde que iniciei o Curso. Tive muitas mudanças e novos desafios que influenciaram tanto na minha vida pessoal , quanto profissional.
Em minha vida profissional, percebi que muita das atividades que realizava com meus alunos, estavam corretas, entretanto, estava na hora de serem repensadas, renovadas, e isso aconteceu no decorrrer da realização das interdisciplinas que realizei já realizei.Observei e aprendi como os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes, refletindo em nossos alunos,tornando-os mais exigentes, pois, não despertam interesse por aula com simples quadro e giz.
Na minha vida pessoal tive a sensação de estar me renovando a cada momento,reciclando me com novas idéias de aprendizagens.
E é com este objetivo que neste semestre assim como nos outros, o curso está nos contemplando com professores qualificados que buscaram o diferencial dentro de suas respectivas interdisciplinas, planejando atividades para que possamos alcançar nossos objetivos.